Webgrafia

Buscando atender a demanda do público por uma bibliografia mais acessível, o Projeto Orientalismo elaborou uma lista de textos em Português e Espanhol ligadas aos temas presentes em nossa página. Na ausência de um determinado material que julguemos ser importante e que não tenha similar nestas duas línguas, apresentaremos uma versão em outro idioma.
Azevedo, M.. O pensamento do extremo oriente. SP: Cultrix, 2000. - Uma introdução geral ao pensamento do extremo-oriente.

Ballard, R. As religiões no mundo atual. RJ: Salvat, 1979. - Abordagem sobre as questões que envolvem o desenvolvimento dos processos religiosos do século XX.

Barth, F. et alli Teorias da Etnicidade. SP: UNESP, 1999 - Neste livro, uma importante discussão sobre os limites antropológicos dos processos de interação cultural

Braudel, F. Gramática das Civilizações. SP: Martins Fontes, 1989. - O Grande historiador F. Braudel apresenta uma visão geral sobre o desenvolvimento das civilizações mundiais.

Campbell, J. As Máscaras de Deus. SP: Palas, 1999. - O especialista em mitologia Joseph Campbell apresenta uma história da mitologia mundial (em português, somente os dois primeiros volumes foram lançados)

Cipola, C. Canhões e velas na primeira fase da expansão européia (1400-1700). Lisboa: Gradiva, 1989 - Cipola apresenta uma discussão interessante sobre a tecnologia das armas e de navegação nos primeiros tempos das descobertas.

Coomaraswamy, A. O que é civilização. RJ: Siciliano, 1992. - Um dos poucos trabalhos traduzidos do importante filósofo e historiador da Arte Ananda Coomaraswamy, que nos apresenta uma visão única da Filosofia, fusão dos pensamentos orientais e ocidentais.

Eliade, M. & Kitagawa, J. Metodologia de la Histoira de las Religiones. Madrid: Paidos, 2000.- Neste trabalho, o especialista em História das Religiões, Mircea Eliade, apresenta uma proposta metodológica para o estudo das diversas formas de culto e crença históricas em todas as civilizações.

Eliade, M. e Couliano, I. Dicionário das Religiões. SP: Martins Fontes, 1999.- Neste trabalho, Mircea Eliade apresenta um importante suporte para a compreensão dos sistemas religiosos através de definições, termos importantes, etc.

Eliade, M. Tratado da História das Religiões. Lisboa: ASA, 1997. - O Tratado da História das Religiões constitui um dos grandes instrumentos para o estudo das religiões, através de uma laboriosa sistematização empreendida por M. Eliade.

Frederic, L. Dictionaire de la Civilization Indienne. Paris: Laffont, 1994 - Importante dicionário para os estudiosos da civilização indiana, contendo um sem-número de verbetes esclarecedores sobre esta cultura.

Geertz, C. A Interpretação das Culturas. RJ: Zahar, 1978. - Proposta teórica e metodológica para o estudo das culturas pelo antropólogo C. Geertz.

Gernet, J. Dictionaire de la Civilization chinoise. Paris: Albin Michel, 1998 - O veterano e experiente sinólogo J. Gernet nos apresenta um vasto conjunto de verbetes sobre os mais diversos tópicos da civilização chinesa.

Jung, C. Psicologia e Religião Oriental. SP: Círculo do livro, 1990. - Um dos primeiros estudos sobre a psicologia oriental, feito por C. Jung, fornecendo-nos uma nova perspectiva sobre o pensamento asiático.

Madridejos, M. & Senghor, L. Colonialismo e Neocolonialismo. RJ: Salvat, 1979. - Uma apresentação geral sobre a questão do processo neocolonialista no final dos anos 70, envolvendo as nações da África e Ásia.

Moore, C. (org.) Filosofia: Oriente e Ocidente SP: Cultrix, 1978 - Um dos primeiros trabalhos interculturais promovidos pelo encontro de autores orientais e ocidentais, tratando de temas diversos do pensamento asiático e europeu.

Panikkar, K. A dominação Ocidental na Ásia. RJ: Paz e Terra, 1977. - K. Panikkar lançou, neste livro, uma proposta totalmente inovadora para compreender o processo de dominação colonial europeu, mostrando a versão oriental deste longo processo de conflito e relacionamento tortuoso.
Panikkar, R. El Dialogo intercultural. Espanha: Esteban, 1993 - Raimon Panikkar, pensador indo-espanhol, oferece-nos neste texto uma apresentação importante sobre as teorias e formas pelo qual podem se dar os processos de interação e diálogo cultural.

Riviere, J. Oriente e Ocidente. RJ: Salvat, 1978. - Manual importante para compreender as perspectivas geradas pelo encontro entre as culturas orientais e ocidentais.

Riviere, J. Arte Oriental. RJ: Salvat, 1979. - Neste trabalho, J. Riviere nos proporciona uma sucinta, porém esclarecedora, introdução a história da arte indiana e chinesa.

Ronan, C. A. História Ilustrada da Ciência de Cambridge. RJ: Zahar, 1987 volumes 1- 4. - Um dos poucos trabalhos traduzidos de Colin Ronan, um dos maiores especialistas em História da Ciência da Atualidade. Neste texto, uma introdução a história da Ciência desde a antiguidade até os dias de hoje.

Said, E. Orientalismo. SP: Companhia das Letras, 1993 - E. Said é um dos autores mais influentes da atualidade na questão dos estudos orientalistas. Sua discussão centra-se basicamente nos problemas de compreensão e estereótipos criados pelos europeus acerca dos orientais.

Said, E. Imperialismo e Cultura. SP: Companhia das letras, 1993 - Neste trabalho, E. Said investe na questão do imperialismo europeu e suas formas de traduzir o Oriente subjugado.

Semprini, A. Multiculturalismo. SP: EDUSC, 1999 - Texto introdutório, porém elucidativo, acerca do problema do Multiculturalismo.

Silva, T. (org.) Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2000 - Três ensaios fundamentais para se pensar a questão da identidade e da diferença nos dias de hoje.

Toynbee, A. Um Estudo da História. SP: Martins Fontes, 1987 - Arnold Toynbee foi um dos primeiros pesquisadores a pensar a História do Mundo como uma teia complexa de relações, sem as compartimentações culturais que caracterizam os estudos comuns. Em seu grande trabalho, dividido em 6 livros, uma apresentação sobre suas teorias e concepções.

ONLINE:

Online Books Page;
Asianart;
Sacred Texts;
Asian Studies Library;
Internet Asian Sourcebook;
UNC Press - Free books;
Asianwind;
Asian Society;
Textos Tradicionales;
Mandruvá;
Loriente;
Biblioteca Nacional;
Arquivo de Macau;
Biblioteca de Macau;
Bibliotèque de France;
Gallica; British Library;
Public Records Office;
Museu do Louvre;
Musée Guimet;
The British Museum;
Asia Society;
A.S.J.;
I.I.A.S;
A.A.S.;
Fundação Oriente;
Instituto de Macau;
Instituto do Oriente;
E.F.E.O;
Oasies;
Artasie;
Orientalismo e Imigração;
Asian Art;
Asian Virtual Library;
Kyoto National Museum;
Huntington Archives